www.cnm.org.br |

(61) 2101-6000

segunda, 17 de dezembro de 2018

CNM apresenta panorama das finanças municipais, durante Observatório Mundial em Paris

17122018 ficha pais ParisOs entes municipais brasileiros foram representados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) durante a Segunda Reunião do Observatório Mundial de Finanças e Investimento dos Governos Subnacionais que acontece em Paris, França, nesta segunda-feira, 17 de dezembro. O evento é promovido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). A Confederação apresentou um documento que reúne dados das finanças públicas municipais brasileiras conhecido como Ficha-País.

Na oportunidade, foi debatida a consolidação dos dados solicitados CGLU presentes na Ficha País. A CGLU é a entidade que organizou a participação da Confederação no encontro. A CNM é a entidade responsável no Brasil por consolidar informações referentes aos gastos e receitas dos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Durante o encontro, a coordenadora de Estudos Técnicos da CNM, Elisiane Beltrame, relatou os principais desafios no preenchimento da Ficha País juntamente com representantes dos países africanos de Ruanda e África do Sul.

A CNM destacou que a consolidação dos dados para a CGLU e OCDE que compõem a Ficha País foi baseada no resultado de uma compatibilização dos critérios contábeis que o Tesouro Nacional tem feito em cooperação com outros órgãos do governo federal brasileiro, sobretudo para atender os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e das contas nacionais. Essa consolidação requereu informações e coletas adicionais de dados.

A coordenadora da CNM mencionou ainda que os Municípios brasileiros, anualmente, disponibilizam os balanços orçamentários. Como por exemplo, apenas 15% dos 5.568 Municípios não conseguiram cumprir com essa demanda. Outro ponto destacado pela municipalista é a necessidade de maior consistência na prestação de informações, que requer análise mais detalhada e depurada de especialistas em orçamento público.

Ficha País
A Ficha País é uma compilação de dados estatísticos e econômicos apresentados de forma agregada sobre as diferentes esferas dos entes subnacionais do Brasil. A CNM é a responsável por fazer o levantamento e apresentar o documento. Esse documento contém informações sobre indicadores socioeconômicos, níveis de governança, organização territorial e as competências dos governos subnacionais.

Por: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias